Páginas

Proporcionar ferramentas para ampliar conhecimento quanto a inclusão de pessoas com deficiência na educação física escolar e esportes, onde a partir da apropriação desse conhecimento através de artigos e informações se possibilite à acadêmicos e profissionais melhor atuação.

quarta-feira, 31 de agosto de 2011

UFC, UECE E UVA OFERTAM MESTRADO PROFISSIONAL EM SAÚDE DA FAMÍLIA


Já se encontram no site da Pró Reitoria de Pesquisa e Pós Graduação da UFC, o Edital do Mestrado Profissional em Saúde da Família - em Rede. UFC, UECE e UVA disponibilizam 20 vagas cada uma. O período de inscrição vai de 12 a 23 de setembro. Para maiores esclarecimentos entrar em contato através do email -mspf@ufc.br  
Para ver o Edital, acesse LINK:

terça-feira, 30 de agosto de 2011

IV Fórum de Educação Física e II Encontro de Produção Científica



Incrições abertas para o IV Fórum de Educação Física e II Encontro de Produção Científica na Secretaria do Curso de Educação Física- UVA. (De 26 a 30 de Setembro de 2011)

INSCRIÇÕES

De 29 de Agosto a 09 de Setembro R$:20,00

A partir desta data: R$:25,00


APRESENTAÇÃO DE TRABALHOS

Inscrições para apresentação de trabalhos em banner e oral.

Para submissão de trabalhos é necessário já está inscrito no evento.

Só serão aceitos resumos simples.A data de envio de trabalhos : De 30 de Agosto a 09 de Setembro.

Resultados da avaliação: 19 de Setembro.

Para submeter trabalhos entre no site: http://coordenacaoparfor.blogspot.com/


Não perca tempo..Vá ja fazer sua inscrição!!!!



II ENCONTRO DE PRODUÇÃO CIENTÍFICA DA EDUCAÇÃO FÍSICA




domingo, 28 de agosto de 2011

Aspectos genéticos e sociais da sexualidade em pessoas com síndrome de Down

Lília MA Moreira e Fábio AF Gusmão

Laboratório de Genética Humana e Citogenética, Instituto de Biologia, Universidade Federal da Bahia (UFBA). Salvador, BA, Brasil.

Rev Bras Psiquiatr 2002;24(2):94-9


Resumo


As representações que pais e educadores fazem da sexualidade de pessoas com a síndrome de Down (SD) referem, muitas vezes, a atitudes agressivas ou, então, condutas assexuadas, exclusivamente fundamentadas na afetividade. Este trabalho faz uma análise da literatura referente à sexualidade e à reprodução em portadores dessa síndrome e avalia as possibilidades de recorrência do distúrbio a partir da segregação cromossômica em portadores de diferentes tipos de trissomia 21. Diversas publicações mostram a existência de diferentes níveis de maturidade e de adaptação social na SD que, associados a fatores como excesso de cuidados parentais, falta de amigos e preconceito social, constituem barreiras para a vivência plena da sexualidade. Os relatos de procriação em portadores da síndrome de Down revelam progênie normal ou com a síndrome, com maior prevalência de filhos normais. A análise de segregação cromossômica mostra probabilidade de 50% para conceptos com trissomia 21 e de 25% de filhos normais em casais com SD, caso os mesmos sejam férteis. O percentual restante corresponde a conceptos certamente inviáveis, com tetrassomia 21. Quando apenas um dos parceiros é portador da SD, a probabilidade de filhos normais ou com a síndrome passa para 50%. Nos casos de SD com trissomia por rearranjo estrutural como nas translocações 14/21 ou 21/21, a probabilidade de filhos normais é também de 50%. Portadores de mosaicismo podem apresentar riscos inferiores a esse percentual a depender da freqüência de células trissômicas no tecido gonadal. O direito à sexualidade e, por outro lado, o alto risco genético de recorrência da síndrome evidenciam não apenas a necessidade de se discutir a questão, como também a importância do apoio emocional e da educação sexual para a pessoa com SD.

Descritores: Síndrome de Down (SD). Comportamento. Sexualidade. Reprodução.


Paratletas Sobralense representará o Estado do Ceará nas Paraolimpíadas Escolares Nacionais




Delegação Sobralense que irá participar das Paraolimpíadas Escolares Nacionais em São Paulo
Sobral é responsável por 07 atletas desta delegação do estado do Ceará e 03 professores que compõem a delegação do Estado e estará enviando mais 05 professores que estarão auxiliando os paratletas Sobralense na Competição.
O Secretário Hermenegildo esteve nesta terça feira (23 de agosto) reunidos com os Pais ,Professores e Atletas para acertar os últimos detalhes da participação Sobralense na Competição Nacional. Este ano, será a primeira vez que uma delegação de paraatletas do Estado irá participar em três modalidades: atletismo, natação e tênis de mesa. Sobral estará participando nas modalidades natação e atletismo.
Nesta quinta-feira, 25 de agosto, às 14:30h, o secretário do Esporte Gony Arruda recebereu a delegação Cearense numa reunião técnica com a equipe da SESPORTE responsável pelos jogos. Os pais dos paraatletas também participaram deste momento onde houve uma explanação sobre as Paraolimpíadas Escolares Nacionais.  


Delegação Cearense que irá participar das Paraolimpíadas Escolares Nacionais em São Paulo
O Governo do Estado, por meio da Secretaria do Esporte, levará uma delegação de paraatletas que representará o Ceará nas Paraolimpíadas Escolares Nacionais, que serão realizadas de 26 a 31 de agosto, em São Paulo. Dessa vez, o Estado do Ceará terá participação efetiva na competição que será composta de 19 pardesportistas com deficiência física, visual e intelectual, nas categorias 12 à 15 anos e 16 à 19 anos. Além dos paraatletas, 12 componentes da equipe técnica (chefe de delegação, técnicos, fisioterapeuta, atleta guia) vão compor a equipe.

SUCESSO GALERA!!!

quarta-feira, 24 de agosto de 2011

Ministério recebe pleitos para Segundo Tempo Universitário e de Pessoas com Deficiência




O secretário Nacional de Esporte, Educação, Lazer e Inclusão Social, Wadson Ribeiro, lançou, na última sexta-feira (19.08), a chamada pública nº 02/2011, destinada à analise e à seleção de propostas de interessados em implantar núcleos do Programa Segundo Tempo/Pessoa com Deficiência e do Programa Segundo Tempo/Universitário. Somente universidades públicas federais que possuam infraestrutura física apropriada para implementação do projeto pedagógico e que disponibilizem profissionais graduados com experiência na área podem participar do processo.

Ao serem selecionados, conforme as diretrizes específicas de cada projeto, os núcleos das duas vertentes do Segundo Tempo (Universitário e Pessoa com Deficiência) contarão com apoio técnico e financeiro da pasta. As propostas deverão ser enviadas via Correios, mediante registro postal com comprovante da postagem, até o dia 09/09/2011, à Secretaria de Esporte, Educação, Lazer e Inclusão Social, no endereço: SEPN 511, Bloco A, Edifício Bittar II CEP 70.758.900.

Cada entidade proponente pode participar com um pleito de cada núcleo – ou um universitário, ou um de pessoa com deficiência ou um de cada. As propostas precisam ser elaboradas de acordo com as premissas trazidas nas diretrizes e devem ser obrigatoriamente compostas por documentos que incluem: projeto técnico; plano de trabalho; declaração de custos; termo de apresentação de relatório de cumprimento do objeto; RG e CPF do reitor da universidade ou representante legal em exercício; e termo de nomeação e posse do reitor na universidade.

Os pleitos deverão ser impressos em papel A4, podendo ser anexados outros documentos e informações considerados relevantes para a análise, até um limite total de 50 folhas. As propostas recebidas serão avaliadas e classificadas com base nos seguintes quesitos: adequação; relevância; consistência; e sustentabilidade. O resultado da seleção será divulgado no portal do Ministério do Esporte (www.esporte.gov.br).

Contribuição LINK: 

terça-feira, 23 de agosto de 2011

Fortaleza recebe II Fórum de Deficiência e Acessibilidade


O conceito de acessibilidade vai muito além do significado restrito pelo qual a palavra é hoje conhecida – relacionada exclusivamente a aspectos físicos e arquitetônicos – e a tudo de que permeia o processo de efetiva inclusão.
Para discutir o relevante tema, a empresa Arte e Pensamento, realiza próximo dia 29, em Fortaleza, o II Fórum de Deficiência e Acessibilidade, tendo como cenário a Federação das Indústrias do Estado do Ceará (Fiec).
O evento vai tratar os avanços resultantes da implementação das leis já em vigor, apontar as potencialidades e deficiências dessas políticas, pontuar os novos caminhos a serem trilhados na concretização da “visibilidade” do deficiente e de sua participação definitiva como ator e não um mero destinatário de medidas de proteção que muitas vezes mais segregam que incluem.
Marcada para começar às oito horas, a programação do II Fórum de Deficiência e Acessibilidade, que vai até às dezenove horas, contará com nomes e palestrantes renomados, como: Fernando Fernandes - Modelo e ex – BBB e campeão mundial de paracanoagem; Fernando Bezerra - Presidente da Autarquia Municipal de cidadania; Francisco Magalhães - Diretor regional do Sesi/Senai; Nadja Glheuca – Engenheira e conselheira do CEA-CE; Roberto Sérgio Ferreira - Presidente do SINDUSCON – CE; Ana Beatriz Praxedes – Presidente da COPEDEF da Prefeitura Municipal de Fortaleza; Isabel Cristina de Pontes – Secretária do trabalho e desenvolvimento social do Estado; Gastão Bittencourt – Presidente FECOMÉRCIO; Henrique Gurgel – Universidade de Fortaleza, Chico Theophilo – Jornalista.
Destaque para a participação do português Salvador Mendes de Almeida, aos 16 anos sofreu um acidente que o tornou tetraplégico. Salvador teve que reinventar a forma de viver. Fundou a Associação Salvador, em Lisboa, que apoia pessoas com deficiência. No evento ele falará sobre sua trajetória de vida, além de lançar o livro “Salvador ser feliz assim”.

SERVIÇO
II Fórum de Deficiência e acessibilidade
Data
 - 29 de Agosto de 2011
Horário – 8:00h às 19:00h
Local – Federação das Indústrias do Estado do Ceará (Fiec) – Avenida Barão de Studart, 1980, Aldeota.
Mais informações – (85) 3262.7732

PARFOR/UVA oferta 635 Novas VAGAS



EM CURSO DE FORMAÇÃO PRESENCIAL EM DIVERSAS ÁREAS
Inscrições somente até 10 de Setembro de 2011

Acesse a Plataforma Freire no Link Acima
e efetue sua Inscrição.

Click para CALENDÁRIO COMPLETO
                 PARFOR PRESENCIAL

Faculdades INTA oferecem curso de extensão em Tutoria Online

Atenção profissionais das áreas de Pedagogia, História e Educação Física. As Faculdades INTA estão oferecendo durante os meses de setembro e outubro, um curso de extensão em Tutoria Online com carga horária de 120h/a, sendo 60h/a presenciais e 60h/a a distância. As matrículas já estão abertas. MAIORES 


INFORMAÇÕES:

* (88) 9707-0707 ou 3111-1105 Chico Júnior
* (88) 3614-3232 Faculdades INTA (ramal 206 ou 229)

segunda-feira, 22 de agosto de 2011

INSTITUTO EVOLUÇÃO - SOBRAL

O Instituto Evolução em Sobral/CE está ofertando novo curso de graduação em Educação Física. Inscrições Abertas: Aulas no turno: Noturno. Vestibular agendado. MAIORES INFORMAÇÕES: INSTITUTO EVOLUÇÃO Avenida da Universidade, Nº 49 – Betânia - Sobral/Ce - Brasil - CEP 60.135-101 Os interessados devem dirigir-se ao Instituto Evolução para realizar cadastro e agendar vestibular com os seguintes documentos: - Documentos e xérox: RG, CPF. - Xérox e original do certificado e Histórico Escolar (ensino médio); - Foto 3x4; - Cópia comprovante endereço.

CURSO OLIMPÍADAS E CIDADANIA

IV SEMINÁRIO DA LINHA DE PESQUISA DESENVOLVIMENTO, LINGUAGEM E EDUCAÇÃO DA CRIANÇA – LIDELEC -

De 15 a 17 de Setembro de 2011 em Fortaleza – Ceará. MÚLTIPLAS LINGUAGENS E PRÁTICAS PEDAGÓGICAS INSCRIÇÕES ABERTAS EIXOS TEMÁTICOSEducação infantil: práticas pedagógicas e formação de professores; Aprendizagem e ensino da linguagem escrita; Práticas lúdicas, discurso e diversidade cultural; Escola e educação inclusiva. Carga horária: 24 h/a Público-Alvo:Estudantes de graduação e pós-graduação nas áreas de Educação e afins; profissionais e pesquisadores em Educação; professores da Rede Escolar Pública e Particular. TAXA DE INSCRIÇÃOEstudante R$ 20,00 Profissional R$ 40,00 Informações / Inscrições:Telefone: (85) 3366.7504 Email: lidelec@gmail.com Secretaria do Curso de Especialização em Educação Infantil – FACED/UFC (8:00 às 12:00/ 14 às 18:00)

CURSO GRATUITO

CURSO DE ATIVIDADE FÍSICA PARA PESSOAS COM DEFICIÊNCIA, pela internet GRATUITO. Veja o site: http://www.gime.ufjf.br/aperfeicoamento Para matrícula: http://www.gime.ufjf.br/aperfeicoamento/matricula