Páginas

Proporcionar ferramentas para ampliar conhecimento quanto a inclusão de pessoas com deficiência na educação física escolar e esportes, onde a partir da apropriação desse conhecimento através de artigos e informações se possibilite à acadêmicos e profissionais melhor atuação.

quarta-feira, 21 de setembro de 2011

Conselho Municipal inaugura sede


Clique para Ampliar
A sede foi entregue, ontem, no fim da manhã. Cerca de 30 mil pessoas portam alguma deficiência em Sobral 
LAURIBERTO BRAGA
Sobral é a única cidade da Zona Norte do Estado a ter sede própria do Conselho dos Direitos da Pessoa com Deficiência
    As pessoas com deficiência neste Município contam, a partir de agora, com uma sede própria do Conselho Municipal dos Direitos da Pessoa com Deficiência. A sede foi entregue, ontem, no fim da manhã, pelo secretário de Saúde e Ação Social, Carlos Hilton Soares. A presidenta do Conselho, a assistente social Ana Lysia, ao inaugurar a sede destacou que "o Conselho está abrindo as portas para vocês que têm alguma deficiência em Sobral".
   Sobral é a única cidade da Zona Norte do Estado a ter sede própria do Conselho. Isso, segundo Carlos Hilton, vai beneficiar os deficientes. "Temos uma população de 180 mil habitantes e cerca de 30 mil portam alguma deficiência no Município, que segue a média mundial de 18% da população com algum tipo de deficiência. O Conselho vem exatamente para servir de ação para atender estas pessoas. É um resgate para elas em termos de acessibilidade e outros atendimentos", destaca o secretário.
   A sede da entidade chega em boa hora, conforme o deficiente motor Francisco Reginaldo Farias. Ele participa do projeto Esporte Adaptado, uma parceria da Universidade Estadual Vale do Acaraú (Uva) e Secretaria de Ciência, Tecnologia e Ensino Superior do Ceará (Secitece). "Espero que, com o Conselho, melhore nossa situação. Temos pouco apoio do poder público. Agora, com o órgão, a gente vai cobrar nossos direitos como transporte adaptado e acessibilidade nos prédios públicos e privados", cita Reginaldo Farias.

ReativaçãoOutro cadeirante, Júnior Torres, que é para-atleta de natação e atletismo, lembra que, com o Conselho, a Associação dos Deficientes de Sobral deve ser reativada. "A Associação já teve grande atuação e ficou meio esquecida. Agora, com esta sede, esperamos que ela seja reativada para assegurar nossos direitos. Às vezes, não saímos de casa por falta de acesso e transporte público adaptado". Júnior Torres tem uma cadeira que não é motorizada e "sofro muito com isso para chegar aos locais que me dirijo. Então, com o Conselho vamos cobrar estas políticas públicas para nós".

Políticas públicas essas que, segundo Carlos Hilton, devem ser cobradas todos os dias. "O poder público ainda deve muito aos deficientes, quer motores, auditivos, visuais", reconhece o secretário. "Mas este Conselho, agora com sede própria, tem este propósito de dar o exemplo. Ele está entregue à sociedade para tomar de contar. E que as pessoas que não tenham deficiência venham para cá também para cobrar melhores dias para os familiares que têm alguma deficiência", provoca o secretário Carlos Hilton.

Salas   Ana Lysia, que já foi presidenta do Conselho Municipal de Assistência Social e do Conselho da Mulher, diz que o órgão inaugurado vai agir com profissionalismo, "pois aqui temos uma sala de fisioterapia e os membros do Conselho, que são representantes da Secretaria de Educação, Associação de Deficientes e Secretaria da Saúde e Ação Social". A inauguração da sede do Conselho faz parte da III Semana Sobralense da Pessoa com Deficiência. O tema da semana é "Acessibilidade: Direitos de Todos". A programação prossegue até sábado.
Hoje estão programadas peças teatrais, mesa redonda e festival de talentos. Amanhã, acontecerá o seminário sobre a pessoa com deficiência, tendo palestra do procurador geral da Assembleia Legislativa do Ceará, Reno Ximenes. No sábado pela manhã, tem o II Festival Paraolímpico sobralense.
Ontem, a Semana apresentou, além da entrega da sede do Conselho, uma audiência pública na Câmara Municipal de Vereadores, além da Corrida da Acessibilidade.

MAIS INFORMAÇÕES:
Conselho Municipal dos Direitos da Pessoa com Deficiência
Rua Eurípedes Ferreira Gomes, 560 - Pedrinhas, Sobral/ 0800.2804646


Lauriberto BragaRepórter