Páginas

Proporcionar ferramentas para ampliar conhecimento quanto a inclusão de pessoas com deficiência na educação física escolar e esportes, onde a partir da apropriação desse conhecimento através de artigos e informações se possibilite à acadêmicos e profissionais melhor atuação.

terça-feira, 7 de março de 2023

Circuito Loterias Caixa de halterofilismo se encerra com dois recordes nacionais quebrados

 

1ª Fase Nacional do Circuito Loterias Caixa de halterofilismo se encerrou neste domingo, 5, no Centro de Treinamento Paralímpico, em São Paulo, com dois recordes nacionais quebrados. 

Além da nova marca brasileira estabelecida pela paulista e campeã paralímpica Mariana D’Andrea, na categoria até 79 kg, no sábado, 4, em prova transmitida pelo YouTube e Facebook do Comitê Paralímpico Brasileiro (CPB), houve também um novo recorde registrado na categoria masculina acima de 107 kg, neste domingo. 

O carioca Gustavo de Souza, 23, representante da Associação Desportiva Almirante Adalberto Nunes (ADAAN/RJ), levantou 212 kg na competição e superou sua própria marca de 205 kg, alcançada em uma das etapas do Meeting Loterias Caixa de halterofilismo de 2022, disputada também no CT Paralímpico, na capital paulista, no último mês de dezembro. 

Os 212 kg foram suportados na segunda tentativa de Gustavo. O carioca ainda tentou levantar 218 kg em seu terceiro e último movimento, porém a arbitragem o invalidou. Caso tivesse a marca validada, o halterofilista atingiria o índice para disputar o Mundial de halterofilismo de Dubai 2023, marcado entre os dias 22 e 30 de agosto.

“Já estava trabalhando para buscar os 218 kg. Consegui fazer os 212 kg tranquilamente, mas a marca para o Mundial vai ficar para o Brasileiro [de halterofilismo, que vai ser disputado em abril, no CT Paralímpico]. Nos treinos, já levanto 218 kg. Agora, preciso fazer alguns ajustes técnicos e ter mais intimidade com a carga para realizar o movimento perfeito”, analisou o atleta, que teve a perna direita amputada por ter nascido com má-formação no membro.  

A 1ª Fase Nacional do Circuito Loterias Caixa de halterofilismo teve 118 atletas inscritos, entre eles, halterofilistas que representaram o Brasil nos Jogos Paralímpicos de Tóquio 2020. Além do Circuito, o Campeonato Brasileiro, que ocorrerá nos próximos dias 14 e 15 de abril, no CT Paralímpico, será outra oportunidade para os atletas atingirem índice ao Mundial da modalidade.

Patrocínios
O halterofilismo é uma modalidade patrocinada pelas Loterias Caixa.

Programa Loterias Caixa Atletas de Alto Nível
A atleta Mariana D'Andrea é integrante do Programa Loterias Caixa Atletas de Alto Nível, programa de patrocínio individual da Loterias Caixa que beneficia 91 atletas.

Time São Paulo
A atleta Mariana D'Andrea é integrante do Time São Paulo, parceria entre o CPB e a Secretaria de Estado dos Direitos da Pessoa com Deficiência de São Paulo, que beneficia 106 atletas de 14 modalidades.

Assessoria de Comunicação do Comitê Paralímpico Brasileiro (imp@cpb.org.br)

Nenhum comentário:

Postar um comentário