Páginas

Proporcionar ferramentas para ampliar conhecimento quanto a inclusão de pessoas com deficiência na educação física escolar e esportes, onde a partir da apropriação desse conhecimento através de artigos e informações se possibilite à acadêmicos e profissionais melhor atuação.

quarta-feira, 15 de setembro de 2010

Volei Sentado

Algumas diferenças entre as Regras do Voleibol Sentado e o Voleibol

Voleibol Sentado


1 - O tamanho quadra de jogo mede 10m x 6m

2 - As linhas de ataque são desenhadas a 2m de distância do eixo da linha central.

3 - A rede tem 6.50 a 7.00m de comprimento e 0.80 de largura.

4 - A altura da rede é de 1.15m para homens e 1.05m para mulheres. As antenas estendem-se 100cm acima do bordo superior da rede.

5 - O equipamento dos jogadores no Voleibol Para-olímpico pode incluir calças compridas. Não é permitido sentar sobre material espesso. Não é necessário ter número nos calções ou calças.

6 - Uma equipe consiste de no máximo 12 jogadores incluindo de no máximo 2 jogadores classificados como “inabilidade mínima”, um técnico, um assistente técnico, um preparador físico, e um doutor médico.

- Os seis jogadores em quadra podem incluir no máximo um jogador com “inabilidade mínima”.

7- As posições dos jogadores em quadra são determinadas e controladas pelas posições dos seus glúteos. Isto significa que a(s) mão(s) e / ou perna(s) dos jogadores podem estender-se na zona de ataque (jogador da linha de fundo no golpe de ataque), na quadra (sacador durante o golpe do saque), ou na zona livre do lado de fora da quadra (qualquer jogador durante o golpe de saque).

8 - No momento do(a) sacador(a) golpear a bola, ele/ela deve estar na zona de saque e seus glúteos não devem tocar a quadra (linha final inclusive).

9 - Tocar a quadra adversária com pé(s)/pernas é permitido em qualquer momento durante o jogo, desde que o jogador não interfira com a jogada do oponente. O jogador deverá retornar com o(s) pé(s)/pernas diretamente para sua própria quadra.

- Contatar a quadra adversária com qualquer outra parte do corpo é proibido.

10 - Aos jogadores da linha de ataque é permitido completar um golpe de ataque do saque ao adversário, quando a bola estiver na zona de ataque e completamente acima do topo da rede.

11 - Um jogador de defesa pode realizar qualquer tipo de golpe de ataque de qualquer altura, desde que no momento do golpe os glúteos do jogador não toque ou cruzem sobre a linha de ataque.

12 - Jogadores da linha de frente estão permitidos de bloquear o saque adversário.

13 - O jogador deve ter contato com a quadra com a parte do corpo entre o ombro e os glúteos em todos os momentos quando tocar a bola. É proibido erguer-se, pôr-se de pé ou dar passadas.

Uma pequena perda de contato com a quadra é permitida para jogar a bola, excluindo-se o saque, o bloqueio e golpe de ataque, quando a bola estiver completamente mais alta que o topo da rede.

14 - O primeiro árbitro realiza suas funções de pé no solo no poste em uma das extremidades da rede.


Voleibol

1A - O tamanho quadra de jogo mede 18m x 9m.

2A - As linhas de ataque são desenhadas a 3m de distância do eixo da linha central.

3A - A rede tem. 9,50 a 10.00m de comprimento e 1m de largura.

4A - A altura da rede é de 2.43 para homens e 2.24 para mulheres. As antenas estendem-se 0.80cm.

6A - Uma equipe consiste de no máximo 12 jogadores, um técnico, um assistente técnico, um preparador físico, e um doutor médico.

7A - As posições dos jogadores em quadra são determinadas e controladas pelas posições dos seus pés em contato com o solo.

8A - No momento do(a) sacador(a) golpear a bola no saque ou decolar (para saque em suspensão), o(s) seus pé(s) não devem tocar a quadra (linha de fundo inclusive). Após este golpe, o sacador pode pisar ou aterrissar fora da zona de saque ou dentro da quadra.

9A - Tocar a quadra adversária com a mão ou pé(s) é permitido desde que alguma parte de suas mãos e pés permaneçam em contato ou diretamente acima da linha central.

- Contatar a quadra adversária com qualquer outra parte do corpo é proibido.

10A - Completar um golpe de ataque do saque do adversário é falta, quando a bola estiver na zona de ataque e completamente acima do topo da rede.

11A - Um jogador de defesa pode realizar um golpe de ataque, exceto: a) os seus pés contatem ou ultrapassem a linha de ataque na decolagem e, b) no momento do golpe a bola esteja inteiramente acima do topo da rede.

12A - Bloquear o saque adversário é uma falta de bloqueio

14A - O primeiro árbitro realiza suas funções sentado ou de pé na plataforma de árbitro localizada em uma das extremidades da rede

Sua visão deve estar aproximadamente 50 cm acima da rede



Fonte: Paraolímpicos do futuro

Autores:
Antonio João Menescal Conde
Professor de Educação Física do Instituto Benjamin Constant
Secretário-Geral da Confederação Brasileira de Desportos para Cegos
Diretor Técnico da International Blind Sports Federation


Pedro Américo de Souza Sobrinho
Graduação em Educação Física pela UFMG
Especialização: Reabilitação e Esporte Adaptado, pelo Instituto de Reabilitação e Esporte
Adaptado da Universidade Alemã de Educação Física e Esporte de Colônia – Deutsche Sporthochschule Köln (Alemanha)
Estágio, durante 1 ano, na área de Basquetebol em Cadeira de Rodas com o Dr. Horst Strohkendl
Mestrado: Ciências da Educação, pela Universidade Johann Wolfgang-Goethe (Frankfurt – Alemanha), com subáreas em Educação Física Adaptada, Pedagogia Especial e Pedagogia Terapêutica e Psicologia, com tese sobre Estimulação Sensoriomotora em Crianças com Paralisia Cerebral e Transtorno de Deficit de Atenção e Hiperatividade
Doutorado: Ciências da Reabilitação, pelo Instituto de Reabilitação e Esporte Adaptado da Universidade Alemã de Educação Física e Esporte de Colônia (Alemanha), com áreas de concentração em Reabilitação e em Didática, com tese sobre Aspectos Motivacionais nas Terapias pelo Movimento e no Esporte de Reabilitação, doutorado reavaliado no Brasil na área de Ciências da Reabilitação


Vanilton Senatore
Licenciado em Educação Física pela PUC Campinas/SP, 1972
Professor concursado do GDF, desde 1974
Coordenador Adjunto da Coordenadoria Nacional para Integração da Pessoa Portadora de Deficiência, 1987/1989
Diretor do Departamento de Desportos das Pessoas Portadoras de Deficiência – Secretaria
de Desportos da Presidência da República, 1990/1993
Coordenador Geral do Desporto Escolar do Comitê Paraolímpico Brasileiro



Nenhum comentário:

Postar um comentário