Páginas

Proporcionar ferramentas para ampliar conhecimento quanto a inclusão de pessoas com deficiência na educação física escolar e esportes, onde a partir da apropriação desse conhecimento através de artigos e informações se possibilite à acadêmicos e profissionais melhor atuação.

quarta-feira, 8 de dezembro de 2010

Estudantes da UVA são destaque nos Jogos Paraolímpicos do Ceará




Equipe formada por 6 paraatletas do Curso de Educação Física da UVA participaram da sétima edição dos Jogos Paraolímpicos do Ceará, realizada de 17 a 20 de novembro, em Fortaleza. O grupo, formado por estudantes e paraatletas da comunidade, conquistou 11 medalhas nas modalidades Natação e Atletismo. Os participantes integram o projeto “Esporte Adaptado”, do Curso de Educação Física da UVA.

 
O estudante de 53 anos, João Batista Cunha, conhecido por todos como Babá, é um dos medalhista dos Jogos Paraolímpicos. Primeiro colocado na modalidade arremesso de pesos, João Batista, vítima da poliomielite (paralisia infantil), acorda todos os dias antes das 5h da manhã e pega dois ônibus para chegar à Universidade, em Sobral.

 
Morador do distrito de Padre Linhares, em Massapê, ele percorre diariamente cerca de 80 km, sem medir esforços para superar desafios. Participar dos Jogos Paraolímpicos foi um deles. “Foi um momento de grande valor, até porque eu nunca tinha participado de uma competição. É muito bom ter essa experiência na vida da gente, como atleta e como acadêmico”, afirma João Batista, ao lembrar que o esporte sempre esteve presente em sua vida, tendo atuado, também, como juiz e presidente de time de futebol amador em Padre Linhares.

 
Outro estudante que se destacou nas competições foi Marcos Rodrigo Ribeiro, primeiro lugar na modalidade natação. Segundo ele, que tem baixo grau de visão, o mais importante foi poder participar dos Jogos. “A importância não foi pelo fato de ganhar a medalha, mas foi a vivência que nós tivemos, sentir na pele, com outros deficientes, que é muito importante estar ali”, disse Marcos, afirmando, ainda, que a prática de atividades físicas é muito importante para a superação das dificuldades impostas pela deficiência física. “Através do esporte nós conseguimos ter autoestima e melhor qualidade de vida. Tem pessoas que são deficientes e ficam em casa, deprimidas. Mas, com o esporte, nós temos força para superar a deficiência. Não importa se vamos vencer ou perder, o importante é participar e praticar o esporte”, garante.

Esporte Adaptado

 
O projeto faz parte das atividades do grupo de estudo “Esporte Adaptado”, formado por 30 alunos do Curso de Educação Física da UVA, orientados pelo professor Cleyton Gomes de Paula. As atividades práticas do grupo, que incluem natação, atletismo, tênis de mesa, xadrez e futsal, são abertas a participação de pessoas portadoras de necessidades especiais de toda a comunidade.

“Nós buscamos, através do esporte, fazer com que haja maior participação e interação das pessoas com deficiência na prática desportiva, aumentando a inclusão, a socialização. Além disso, nós trabalhamos voltados, também, para reabilitação e para terapia das sequelas adquiridas com as deficiências”, disse o professor Cleyton Gomes, destacando, ainda, a importância do trabalho feito com os paraatletas. “O maior objetivo do projeto não é a competição. A competição vai vir naturalmente, pode-se ganhar, pode-se perder, mas o maior objetivo, realmente, é a participação, é fazer com que as pessoas com deficiência possam estar inseridas socialmente em um grupo, que elas possam ser percebidas, independente das suas deficiências”, finaliza.

 
A entrega de medalhas para os ganhadores do Jogos Paraolímpicos, promovidos pela Secretaria do Esporte do Estado do Ceará, aconteceu na terça-feira, 30 de novembro, em Fortaleza. As competições reuniram 465 paraatletas com deficiências física, intelectual, visual e auditiva de 17 entidades. A UVA foi a única Universidade pública a participar dos Jogos.


 
Saiba mais:

 
As reuniões do grupo de estudo “Esporte Adaptado” acontecem às terças-feiras, às 15h, no campus do Derby.

As atividades físicas, abertas à comunidade, acontecem de segunda a sexta-feira, no Centro de Ciências da Saúde, também no campus do Derby.

Coordenadoria do Curso de Educação Física: (88) 3677.4254

Nenhum comentário:

Postar um comentário