Páginas

Proporcionar ferramentas para ampliar conhecimento quanto a inclusão de pessoas com deficiência na educação física escolar e esportes, onde a partir da apropriação desse conhecimento através de artigos e informações se possibilite à acadêmicos e profissionais melhor atuação.

domingo, 19 de fevereiro de 2023

CPB lança Código Nacional de Classificação Esportiva Paralímpica.


     O Comitê Paralímpico Brasileiro (CPB) lançou nesta sexta-feira, 17, o Código Nacional de Classificação Esportiva Paralímpica (CNCEP), durante live realizada nas dependências do Centro de Treinamento Paralímpico, em São Paulo.


     O material tem por objetivo padronizar as regras, políticas, e procedimentos da Classificação Esportiva Paralímpica em todo o território nacional. O guia vai servir de base para todas as modalidades paralímpicas e foi aprovado pelo Conselho de Atletas do CPB e por um Conselho Técnico formado por representantes de cada confederação dos esportes integrantes do programa dos Jogos Paralímpicos.

BAIXE AQUI O CÓDIGO NACIONAL DE CLASSIFICAÇÃO ESPORTIVA

     "Esta é mais uma ação do Comitê Paralímpico Brasileiro que contribui com a profissionalização do Movimento Paralímpico em todo o território nacional e, consequentemente, na inclusão da pessoa com deficiência na sociedade, uma das nossas missões como instituição. Além disso, com esse Código Nacional, conseguimos atingir um maior aproveitamento do potencial das pessoas com deficiência para a prática desportiva", afirmou Mizael Conrado, bicampeão paralímpico de futebol de cegos (Atenas 2004 e Pequim 2008) e presidente do CPB.

     O Código Nacional de Classificação Esportiva vai abranger todos os tipos de avaliação – funcional, oftalmológica e intelectual. Vai ser aplicável a competições regionais e nacionais organizadas ou chanceladas pelo CPB e entidades nacionais. 

     A elaboração deste documento obedeceu às diretrizes do Código Internacional de Classificação Esportiva do Comitê Paralímpico Internacional (IPC, em inglês). 

     "A ideia é a gente conseguir unificar a Classificação e ter um documento de suporte para todas as entidades nacionais que atuam no Movimento Paralímpico. O Código vai servir como um instrumento de base para que todos possam seguir os protocolos, as diretrizes e as políticas da Classificação. E, mais do que isso, é conseguir levar a informação sobre o Código Internacional para todos os envolvidos no esporte paralímpico, como atletas, fisioterapeutas, treinadores, gestores etc", completou João Paulo Casteleti, coordenador de Classificação do CPB.

Assessoria de Comunicação do Comitê Paralímpico Brasileiro (imp@cpb.org.br)

terça-feira, 14 de fevereiro de 2023

Paris 2024 apresenta pictogramas da próxima edição dos Jogos Paralímpicos.


     O Comitê Organizador dos Jogos Paralímpicos de Paris 2024 apresentou a identidade visual e os pictogramas de cada uma das modalidades presentes no megaevento, que ocorrerá na capital francesa, entre os dias 28 de agosto e 4 de setembro do ano que vem. 


   De acordo com o Comitê, todo o projeto representa "a elegância e a criatividade da arte francesa, trasmitindo a ambição inovadora e ousada de Paris 2024". Representados sob as formas de brasões, os desenhos também simbolizam uma inovação estilística, que celebra a união das diferentes comunidades esportivas durante os Jogos. 

     O programa do megaevento será composto por 22 modalidades: badminton, bocha, futebol de cegos, goalball, judô, canoagem, hipismo, tênis de mesa, tênis em cadeira de rodas, esgrima em cadeira de rodas, basquete em cadeira de rodas, tiro com arco, atletismo, halterofilismo, vôlei sentado, natação, remo, tiro esportivo, taekwondo, triatlo, rúgbi em cadeira de rodas e ciclismo. No entanto, há 23 pictogramas, pois o Comitê Organizador fez um para o ciclismo de estrada e outro para o de pista. 

     A tabela completa dos Jogos de Paris 2024, com o horário local, está disponível neste link e sujeita a alterações até o final do evento. A capital francesa está quatro horas à frente de Brasília. 

     As provas terão início no dia seguinte à cerimônia de abertura, no dia 29 de agosto de 2024, uma quinta-feira, com disputas de rúgbi em cadeira de rodas, taekwondo, tiro com arco, bocha, tênis de mesa, goalball, basquete em cadeira de rodas, badminton, natação, vôlei sentado e ciclismo. 

     As primeiras medalhas serão entregues neste mesmo dia no taekwondo (três medalhas), natação (16 medalhas) e ciclismo (quatro medalhas). Ao todo, 23 medalhas serão entregues no dia 29 de agosto. 

     A competição contará com um número recorde de medalhas para mulheres. No dia 8 de setembro, o último do megaevento, a maioria das disputas será feminina. Quatorze medalhas serão concedidas para elas, em disputas de basquete em cadeira de rodas, halterofilismo, atletismo e canoagem. 

Os ingressos para os Jogos de Paris 2024 começarão a ser vendidos ainda neste ano, com valores a partir de 15 euros (aproximadamente R$ 83 na cotação atual). 

*Com informações do Comitê Paralímpico Internacional (IPC).
 
Assessoria de Comunicação do Comitê Paralímpico Brasileiro (imp@cpb.org.br)

segunda-feira, 6 de fevereiro de 2023

CT Paralímpico sedia 1ª edição do Campeonato Brasileiro de Natação sub-20

 

     O Centro de Treinamento Paralímpico, em São Paulo, recebe a 1ª edição do Campeonato Brasileiro de natação sub-20 no próximo final de semana, 11 e 12 de fevereiro. O  evento abrirá o calendário de competições do local neste ano. 

     Ao todo, o Comitê Paralímpico Brasileiro (CPB) recebeu 162 inscrições, Entre os destaques está Samuel de Oliveira, o Samuka, 17, campeão mundial na Ilha da Madeira, Portugal, no último mês de junho. 

     Os inscritos têm entre 12 e 20 anos de idade e estão regularmente cadastrados no CPB, com classificação esportiva (nível nacional ou internacional). Além disso, participaram de algum evento nacional/regional homologado pelo Comitê em 2022.

     As categorias foram definidas por idade, conforme o regulamento do evento:  

Categoria A - Masculino e feminino, nascidos entre 01 de janeiro de 2003 e 31 de dezembro de 2004;  

Categoria B - Masculino e feminino, nascidos entre 01 de janeiro de 2005 e 31 de dezembro de 2007;

Categoria C – Masculino e feminino, nascidos entre 01 de janeiro de 2008 a 31 de dezembro de 2010. 

     O programa da competição será composto pelas seguintes provas, divididas em quatro etapas nos dois dias de disputas:


1ª ETAPA

400m livre (S6 a S13)

50m costas (S1 a S5)

200m medley (SM5-SM14) 


2ª ETAPA

50m livre (S3 a S13)

100m peito (SB4 a SB14)

50m borboleta (S5 a S7) 


3ª ETAPA

200m livre (S1 a S5 e S14)

100m costas (S1-S2 e S6 a S14)

150m medley (SM3 – SM4) 


4ª ETAPA

100m livre (S3 a S14)

50m peito (SB3)

100m borboleta (S8 a S14)


O Brasileiro de natação sub-20 tem o objetivo de potencializar os jovens atletas da modalidade, sobretudo, oportunizar uma competição mais seleta e exclusiva para este grupo de competidores.

Desta forma, o Departamento de Esportes de Alto Rendimento (DEAR) do CPB  fortalecerá um dos objetivos estratégicos do Comitê, que é o de aumentar o número de jovens atuantes no paradesporto nacional. Para mais informações, clique aqui. 

Patrocínio

A natação é uma modalidade patrocinada pelas Loterias Caixa.

Programa Loterias Caixa Atletas de Alto Nível 

     O atleta Samuel de Oliveira é integrante do Programa Loterias Caixa Atletas de Alto Nível, programa de patrocínio individual da Loterias Caixa que beneficia 91 atletas.

     Assessoria de Comunicação do Comitê Paralímpico Brasileiro (imp@cpb.org.br)

Fonte Comitê Paralímpico Brasileiro