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(Brasil)
RESUMO
O artigo visa definir o termo deficiência visual com intuito de a partir, desse ponto inicial compreender o que podemos considerar como limitações e atribuições de pessoas com essa deficiência. Segundo TELFORD & SAWREY (1988), para as pessoas com deficiência visual a construção do esquema corporal através do toque e diálogo verbal com pais são elementos de suma importância para construção de imagens, construção do pensamento e consciência do próprio corpo. Se a mobilidade se dá através da consciência de um corpo e suas funções, potencialidades e limitações, é necessário que a família e escola contribua com essa conscientização e apropriação desse saber para garantir desenvolvimento da criança dentro dos espaços que se inseri. O objetivo desse artigo é demonstrar que a educação física adaptada pode contribuir significativamente para a inclusão da criança e adolescente na escola e sociedade, possibilitando a integração do educando com os esportes e atividades físicas diversas adaptadas para garantir os direitos dos deficientes visuais à prática dessas atividades e esportes. Conclui-se que as práticas corporais realizadas na educação física adaptada servem para aprimorar os sentidos, trabalhar a auto-estima e ampliar a concepção de espaço e sociedade para as crianças com deficiência visual.
Palavras Chave: Educação Física Adaptada, Esquema Corporal e Deficiência Visual.
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