Páginas

Proporcionar ferramentas para ampliar conhecimento quanto a inclusão de pessoas com deficiência na educação física escolar e esportes, onde a partir da apropriação desse conhecimento através de artigos e informações se possibilite à acadêmicos e profissionais melhor atuação.

sábado, 2 de outubro de 2010

Educação Física Adaptada, uma prática de possibilidades no contexto escolar




Thaís Aguiar Ferreira de Melo*
Alessandro de Freitas**
(Brasil)


RESUMO

 
O artigo trata de alguns aspectos importantes para a prática pedagógica do professor de Educação Física na inclusão de pessoas com deficiência, percebendo que este é o maior fator limitante da inclusão destas pessoas com deficiência por falta de conhecimento sobre a Educação Física Adaptada, ou mesmo sobre a dinâmica da escola. O objetivo deste artigo é compreender o significado da Educação Física Adaptada, suas contribuições para a Educação Física escolar e a possibilidade de inclusão de pessoas com deficiência através da mesma. A pesquisa então sugere alguns meios de como o professor incluir os alunos com deficiências nas aulas de Educação Física, sabendo que esta é uma prática que contribui para o desenvolvimento dos aspectos cognitivos, sociais, afetivos e psicomotores dos alunos. A pesquisa é de revisão bibliográfica, tratando do despreparo dos professores frente à inclusão de pessoas com deficiência. Conclui-se então, a importância do professor de Educação Física como fator contribuinte no processo de desenvolvimento e relacionamento das pessoas com deficiência.

Palavras chave: Educação adaptada, Inclusão, Deficiente.
 Disponível neste LINK


Nenhum comentário:

Postar um comentário